A finalidade principal do sistema de suspensão é proporcionar estabilidade e em conseqüência assegurar a dirigibilidade do veículo, uma vez que esse mecanismo é responsável por absorver as irregularidades no solo.
Como uma segunda conseqüência vem o conforto dos passageiros, que não deixa de ser importante, não é mesmo? E se você vai passar por estradas ruins, trechos esburacados e acidentados pelo nosso País afora, é preciso ficar atento.
Na suspensão temos dois itens principais, que são as molas e os amortecedores. Ambos devem ser inspecionados aos 20 mil quilômetros e possivelmente, conforme a recomendação do fabricante, ser trocado com 40 mil quilômetros.
Confira os 8 hábitos que prejudicam a suspensão do carro:
1. Transitar com o veículo em estradas irregulares com frequência. “Os impactos constantes desgastam e exigem mais das suspensões.
2. Deixar de substituir peças danificados da suspensão. Isso pode provocar danos nos demais itens, além de afetar a estabilidade e desgaste de pneus.
3. Transitar com excesso de peso e bagagem. Diminui a vida útil dos componentes da suspensão e força outras partes do carro, como pneus e motor, podendo também aumentar o consumo de combustível.
4. Passar em buracos e obstáculos, como lombadas e valetas, com velocidade acima do recomendado, pode gerar danos imediatos.
5. Não fazer revisões periódicas nos componentes da suspensão.
6. Não observar ruídos na suspensão que podem indicar desgastes de componentes.
7. Não observar a falta de estabilidade do veículo, ação que pode comprometer a segurança dos passageiros.
8. Não observar desgaste irregular nos pneus. Pneus desgastados podem fazer a carroceria do veículo “rolar” mais, aumentando o peso em um dos lados do carro, forçando a suspensão.
Mesmos que os itens que compõem a suspensão do seu carro fiquem "escondidos", você não pode esquece-los. Cuidar da manutenção do seu carro é uma questão de segurança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário